terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Paris vista do alto



Domingo fizemos um passeio pelo Canal de St Martin. Nem sabia q isso existia, mas foi legal: fomos em 5: eu, a Tilie (q vcs ja conhecem), a Clara ( da espanha), a Marie ( q divide o quarto com a clara) e a Amandine, q divide o quarto comigo.
A unica coisa q se tem para fazer la é caminhar e foi isso q fizemos. Se fizesse esse passeio sozinha seria um saco, mas com companhia as coisas ficam melhor.
Depois de andar e conhecer o canal, fomos até a paraça da Republique comer um crepe. eu nao comi nada, porque estou na promessa de nao engordar e nao ficar mais pobre (mas ja engordei 4kg aqui...). Ganhamos pipoca gratis do donos do bar, nao sei porquê....
Começava a escurecer qdo saimos do café ( aqui escurece cedo mesmo), passamos pelo bairro do Marrais para outro passeio. paramos numa livraria baratinha onde comprei um livro de contos em frances! Asssim vou poder melhorar um pouquinho com a leitura por 3 eurinhos!
As meninas voltaram para o foyer, eu e a Tilie ainda demos uma volta na Champs. Queria tirar uma foto da avenida toda iluminada, mas a bateria da maquina acabou! MLas eu volto la... Pelo menos essa maquina é bem melhor q a outra. Na Champs passei pelas lojas de perfume e maquiagem q sao o templo de qq mulher!
Voltamos ao foyer porque a vontade de fazer xixi era grande e saimos à noite para um chocolate no bar dos garçons bonitinhos junto com a Catarina.
Na segunda feira fui ao medico! Nao, nao estou doente! É q aqui na França é obrigatorio exame medico para trabalhar e nao sei porque me mandaram fazê-lo Tres semanas antes da minha partida. Anyway... Gostei de ter ido ao medico: perdi uma hora de trabalho, fui andando até a Igreja de Madeleine andando (isso da uns 15 minutos) sob chuva. A Dr tambem foi legal comigo e disse aquilo q ja sabia: esta tudo ok! So mandou eu beber mais agua. Na volta ainda dei uma passadinha na Madeleine: o altar mais lindo q ja vi.
Enfim: segunda feira passou mais rapida para mim. Depois fui com a Tilie no Bras, aqui tambem tem um Bras, se chama Barbès (verdade!) Comprei minha bota de 15 euros no ultimo dia das promoçoes. Mas so tinha par feio , se nao era feio nao tinha o meu numero, por isso, nao gostei da minha bota. Mas ela é util.
Segunda tambem foi aniversario da Catarina. Ela preparou um bolinho q comemos na cozinha, catndmos parabens, cada um na sua lingua. Em portugues é o mais legal.
Depois do bominho fomos novamente no bar dos garçons bonitinhos, dessa vez para uma cervejinha! Foi tambem uma galera maior.
Vou pular terça e quarta pois nao tivemos nada de tao extraordinario.
Hoje foi minha folga e por sorte da Tilie tambem. De manha passamos na Cei para resolver o problema do reembolso das 2 noites em hostel q nos deviam e Ver como vai ficar essa historia de enviar nosso ultimo salario para o Brasil. Minha ideia era pega-lo antes de sair, mas agora nao sei se vao me pagar em cheque ou vao fazer deposito, pois se for cheque o pagamento vem depois e eu nao estarei mais na França para pegar o dinheiro. Alem disso, terei dinheir para recebe rno final de março e agora nao sei se o melhor é fazer 2 transferencia: uma do salario de fevereiro e outra dos bonus a receber no fim de março ou se espero e faço tudo no fim de março, pagando so uma taxa. Na verdade o problema é mto mais complexo... Amanha preciso ver com minha chefa se ela sabe como vao me pagar e qdo...
De la ainda passamos no nosso banco e na Gare du Nord para ver o preço da viagem para a Italia: a ida ficou por 55 euros, mas a volta ta cara: 115 euros. Se bobear é melhor voltar de aviao...
De la partimos para a Torre Eiffel! Era hoje o dia para subir! A semana inteira choveu e fez um tempo do cao, mas hoje o ceu resolveu aparecer todo azul! Tudo bem q ele começava a ficar nublado, mas isos an estragou o passeio.

Subimos até o topo da torre. Ara pagar menos subimos os dois primeiros andares de escada: gente é mto degrau. No segundo andar pegamos o elevardor ate o topo. Pessoal, vale a pena cada degrau! A vista la de cima é fenomenal! Vc vê toda Paris, muito legal, mesmo!!! Na realidade eu ate gostei da vista do segundo andar q do ultimo, mas tem q subir tudo: afinal nao é toda vez q estamos em Paris.
Saimos da Torre morrendo de fome, comprei um panini e continuamos o passeio. Passamos no Museo do Invalides com aquela cupula toda dorada. Lindo demais!!! O Museo do Invalides é onde se encontra o tumulo de Napoleao, é tambem o museo de l'armée. So vimos a parte q nao precisa pagar e isso nao inclui, é claro, o tumulo do Naps, mas nao faz mal. Vimos o mais importante.
De la fomos andando ate a Ponte Alexandre III, aquela cheia de hora. Fiz as fotos q meu pai me pediu: às margens do Sena.
Andamos ao longo do Sena até a Notre Dame, isso da uma bom pedaço. Da Notre Dame fomos novamente à Madeleine, pois queria ver com mais calma. Da Madeleine, Monoprix e foyer, porque nossas pernas Ja nao aguentavam mais.
Amanha vou ver como fica a questao do meu ultmo salario, rezem para ser deposito, pois assim ja saco aqui na França e nao fico pobre! Mais umd ia de trabalho, mais um dia para fechar a loja ( eu odeio fechar a loja) e mais um dia perto do Brasil... Minha aulas ja começaram, espero nao estar perdendo muita coisa.
beijos a todos, mandem noticias, sempre.

Nenhum comentário: